10 razões para sua empresa dar mais importância às redes sociais

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10 razões para sua empresa dar mais importância às redes sociais

10 razões para sua empresa dar mais importância às redes sociais

Se você ainda tem dúvidas se seu negócio precisa estar presente nas redes sociais, talvez alguns dos 10 motivos abaixo poderão te ajudar. Mas se você ainda não tem uma estratégia clara de conteúdo para o seu website, isso pode ser até mais importante que uma estratégia de redes sociais. Aliás, você não precisa ter uma estratégia de redes sociais. Tenha uma boa estratégia de conteúdo e use as redes sociais para promovê-lo. Além do mais, as redes sociais servem para diversas outras coisas.

1 – É a nova forma de se comunicar: tem sido cada vez mais comum, as pessoas comunicarem-se através de redes sociais e de seus programas de mensagens instantâneas. O Instagram já foi um programa que servia originalmente para o compartilhamento de fotos. Depois do advento das Stories, passou a ser muito mais do que isso e agora permite que as pessoas mantenham um bate-papo ativo sobre os acontecimentos das últimas 24h. Assim como com o Facebook e o Twitter também tem bons mecanismos para se manter um diálogo particular ou público.

2 – Estar presente durante 24h do nosso dia-a-dia: independente do horário e dia da semana, as redes sociais estão presentes nas quase 24h da vida das pessoas. Seja no dia-a-dia da rotina de trabalho ou durante as férias, dificilmente as pessoas se desconectam de suas redes sociais. Provavelmente, você já deve ter passado pela situação onde foi mais fácil obter a resposta de alguém pelas redes sociais, do que enviando um e-mail.

3 - É a nova forma de se fazer negócios: Alguns consumidores tornaram-se grandes adeptos das redes sociais e as elegeram como plataforma digital para se fazer negócios. Empresas vendem produtos pelo Instagram, outras oferecem serviços pelo Facebook e pessoas são contratadas pelo LinkedIn. Consumidores também iniciam o processo de busca para adquirir novos produtos através das redes sociais, procurando por indicações e opiniões de terceiros.

4 – Ótimo para se construir uma audiência: é muito importante para todas as empresas construírem uma base relevante de potenciais clientes dispostos interagir e fazer negócios com a sua empresa. Nas redes sociais, ofereça algo de valor e ajude as pessoas. Pense em quantas vezes você recomendou um perfil do Instagram ou do Facebook de uma empresa a algum amigo depois de ter lido um conteúdo interessante e útil.

5 - É mais um canal de divulgação: Para cada novo produto, lançamento ou novo conteúdo que você quiser compartilhar com sua audiência, as redes sociais são uma forma rápida para se tingir o público. Desde que, é claro, tenha feito a lição de casa em construir uma audiência. Além do mais, tecnicamente é bem mais simples fazer alguns posts para as redes sociais do que bolar campanhas de e-mail marketing, principalmente para aquelas empresas com menos recursos.

6 - É mais um canal de comunicação para seus clientes: infelizmente os canais tradicionais para os consumidores se comunicarem com as grandes empresas não têm funcionado de maneira adequada, do ponto de vista dos consumidores. Por isso, as redes sociais têm servido de melhor maneira para dar respostas mais rápidas às dúvidas, reclamações e inquietações dos consumidores. Para as menores empresas, a comunicação através das redes sociais pode economizar custos com telefonia fixa, pabx, atendentes etc.

7 – É para onde estão migrando as verbas de anúncios: É uma tendência global ter a verba de mídia sendo direcionada para os anúncios das redes sociais. De acordo com o relatório Internet Trends da Code Conference de 2017 de autoria de Mary Meeker, de 2015 para 2016, o faturamento do Facebook com a venda de anúncios cresceu 62%, contra apenas 20% de crescimento do Google no mesmo período. O GoogleAd Words ainda continua sendo a maior plataforma de anúncios, mas é clara a tendência de se investir cada vez mais em anúncios de mídias sociais.

8 - O número de adeptos têm crescido cada vez mais: independentemente da idade e dos objetivos, quase todos estão em alguma rede social. Redes sociais como o LinkedIn têm focado em profissionais interessados em networking, fechar negócios ou mudar de emprego. O Facebook têm sido a preferida para os encontros de família, fotos de férias, enquanto o Instagram faz sucesso com suas Stories ao mostrar tudo que aconteceu na sua vida nas últimas 24h.

9 - É bom para o SEO: o engajamento obtido nas suas redes sociais conta pontos para o ranking do Google na busca natural. Quanto mais pessoas compartilharem conteúdo nas redes sociais, maior também a chance de outras pessoas clicarem e lerem o seu conteúdo. Independente dos sistemas de busca darem importância aos sinais sociais, você ganhará visitantes para o seu website quando as pessoas clicarem em seus posts.

10 - Seus concorrentes provavelmente estão presentes: a presença nas redes sociais deve fazer parte da estratégia de marketing digital de todas as empresas. Se você não estiver presente, seu concorrente provavelmente estará. E ele pode ter a chance de se tornar um grande especialista no assunto. Não perca a oportunidade de ser uma voz ativa no seu campo de atuação, de construir uma audiência e ter os diversos benefícios citados anteriormente.

Sobre o autor:
Pai do Matheus e esposo da Gil, Alexandre Arima é Head Latam da área de Marketing e Relações Públicas da Robert Half, com experiência em start-ups e na indústria de recrutamento. Tem graduação em Administração de Empresas pelo Mackenzie com um MBA em Marketing de Serviços pela FIA-USP. Presta consultoria para empresas que querem fazer seus negócios venderem mais.

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